Pesquisar este blog

Quem Sou Eu: Fabrício Siqueira

Minha foto
Nascido na cidade de Bom Jesus do Itabapoana, no norte do estado do Rio de Janeiro. Biólogo, Astrônomo amador e autodidata em diversas áreas de conhecimento.

Traduções

Visitas


Counter

Email:

  • Meu email: phoenixfabricio07@gmail.com

Parceria



Notas do Autor

* O conteúdo dos textos postados nesta página estará sempre sujeito à revisões visando possíveis atualizações a respeito de cada tema postado. Modificações nos textos poderão também ocorrer caso haja a necessidade de corrigir erros que porventura possam estar contidos nas informações aqui publicadas.

* Caso o leitor queira tirar dúvidas ou queira maiores esclarescimentos em relação ao conteúdo das postagens, o espaço de comentários poderá ser utilizado também para este fim .

* Este Blog foi criado visando atingir um público leigo e mediano no que se refere ao conhecimento científico-filosófico e, portanto, informações complexas e detalhadas a respeito de cada tema estão além do escopo desta página. Ao final de muitas postagens são citadas referências e outras fontes para aqueles que buscam um maior aprofundamento em relação ao assunto que está sendo abordado.

* Certas imagens ou vídeos postados nesta página da web poderão conter elementos fortes e inapropriados para algumas pessoas.

16 de jun. de 2009

Ebooks X Papel

.
"É claro que meus filhos terão computadores, mas antes terão livros." (Bill Gates)





Não é novidade que a internet se encontra cada vez mais presente na vida do ser humano e que o nosso mundo anda se tornando mais "digital" devido a este fato. Além do amplo acesso à informações que dispomos na atualidade, a internet nos possibilitou comunicações facilitadas à longa distância, a adquirir filmes, séries, músicas, e também, Lívros,(e gerando assim uma polêmica discussão sobre violações de direitos autorais).
.
No que diz respeito a livros em formato de PDF ou de documento do Word, encontramos uma imensa variedade de títulos (ebooks)que podem ser baixados! Me chamou atenção quando foi levantada uma questão sobre uma possível e gradual "extinção" de nossos velhos livros de papel à medida em que os "livros digitais" forem ganhando espaço. A figura ao lado mostra o Kindle 2, um equipamento que além de possuir outras funções, é principalmente um leitor de ebooks.
Particularmente admito que além dos bons e velhos livros de papel, também me tornei um adepto de ebooks. Porém, para mim os ebooks não substituem jamais o ato de folhear um bom livro, de sentir o cheiro de livros novos depois de sair com sacolas de uma livraria. Não substitui aquele companheiro inseparável que costumamos deixar em cima de nossas mesas de cabeceiras. Possuo alguns títulos de livros em pdf e outros que não são digitais e que habitam as prateleiras de uma minibiblioteca particular. De certa forma me adaptei aos dois tipos. Mas não trocaria o papel pelo digital. E particularmente penso ser muito improvável que os tradicionais livros percam espaço para os eletrônicos. Do mesmo modo que um software desenvolvido para se fazer desenhos e pinturas numa tela de computador também não substituiria a mão do artista portando lápis, pinceis e tintas para rabiscar lindas obras em telas.
.
Gosto muito de incentivar e divulgar a leitura como uma atividade extraordinária, que nos ensina muito mais do que uma boa parte da programação da TV aberta! Digital ou de papel,romances, suspenses, filosofia ou outros, o importante é ler. É uma excelente forma de adquirir conhecimentos, e além disso, uma excelente forma de conhecer a si mesmo!

[ ]´s


5 de jun. de 2009

Games


" Não interessa se você ganha ou perde, mas sim como se joga o jogo."(Bill Watterson)




Por todo o mundo os jogos eletrônicos vêm mostranto se tratarem de uma forma de entretenimento e diversão que veio para ficar, e que durante anos tem ocupado o tempo de crianças, adolescentes e até mesmo de adultos. Assim como qualquer outro recurso eletrônico, os jogos também foram aperfeiçoados, desde uma tela de "Pong" em preto e branco até a criação de "realidades paralelas"com os mais diversos enredos e poderosos recursos da computação gráfica. Os games atualmente podem ocupar não apenas telas de TVs ou de monitores de PCs, mas também as mini telas de telefones celulares, por exemplo.

Aos 28 anos de idade me classifico como um adepto e fã dos videogames. Uma história que começou quando ainda na infância, parentes meus um pouco mais velhos me convidavam para conhecer um aparelho que fazia imagens simples aparecerem na TV, na qual os objetos da mesma podiam ser controlados através de uma "alavanca" e um botão vermelho. Comecei com um jogo chamado "Freeway", onde eu tinha que controlar uma galinha e fazer com que ela atravessasse uma avenida movimentada sem ser atropelada por carros e caminhões, e a cada travessia bem sucedida, pontos eram marcados. Havia também o game "River Raid" (mostrado no vídeo seguinte) onde um avião deveria destruir outros aviões e embarcações inimigas, e também o famoso Pac-mam, Um jogo no qualo personagem, uma figura arredondada com olhos e boca, percorria um labirinto se alimentando de pontos brancos enquanto fugia de fantasmas, entre outros.

Por um tempo permaneci sonhando com o meu próprio console de videogame, até que ganhei o meu primeiro de uma tia, quando estava perto e completar 8 anos de idade, era um Atari 2600. E para uma criança, um presente desses naquela época era uma grande alegria. E no decorres dos anos vi aparelhos sendo lançados no mercado que proporcionavam cada vez mais qualidades em imagem, som e jogabilidade aos jogos. E assim como aparelhos celulares, cada vez que o tempo passava, começávamos a substituir os consoles por outros mais sofisticados, gradativamente.

Os jogos apresentavam características cada vez mais impressionantes, se tornando mais reais , com personagens e histórias intrigantes. Alguns poderiam ser análogos a filmes, porém o personagem principal estava sob o nosso controle,e a maneira pela qual jogávamos definiriam o final. Haviam (assim como há na atualidade também) diversos gêneros: Ação, estratégia, Role Playing Game (RPG), suspense , terror, etc. Alguns mais divertidos que outros, e uns também mais violentos que outros ( Inclusive muito foi discutido em relação à censura e a violência presente nos jogos, como perigo em potencial, pois supotamente poderiam afetar a psique dos jogadores) .

A industria dos videogames se tornou um empreendimento bilhionário e os jogos, um sucesso a nível global. Entre os exemplos de consoles que foram lançados temos: Mega Drive, Super Nintendo, 3DO, Sega Saturn, Dreamcast, Game Cube, X-Box, Playstation (em todas as suas versões), entre outros. E na era da internet, os jogos para PC podem ser adquiridos via Downloads e jogados simultaneamente por pessoas a milhares de quilômetros uma da outra. A seguir mostraremos vídeos com exemplos de jogos que marcaram gerações e os mais atuais:


River Raid (Atari 2600)



Sonic the Hedgehog 2 (Mega Drive)



Gex (3DO)



Resident Evil 4 ( PS2 e Nintendo Game Cube)



Tomb Raider Aniversary (PS2)



God of War 3 (PS 3)


Não sabemos até onde a tecnologia dos jogos eletrônicos continuará a nos surpreender. Os videogames, além de se tratar de um entretenimento de milhões de pessoas de todas as idades, já se tornaram parte de nossa cultura, representando uma ótima opção de diversão para as horas vagas. Basta dar um "start" e então comece a jogar!

[ ]´s

4 de jun. de 2009

Vida em Outros Planetas!?


"Se não existe vida fora da Terra, então o universo é um grande desperdício de espaço."(Carl Sagan)




Sem sombras de dúvidas, todos gostariam de ter uma resposta para esta pergunta: Há vida em outro planeta que não a Terra? Embora esse mistério pareça estar bem longe de uma comprovação, uma grande quantidade de recursos é investida nas pesquisas que têm por objetivo proucurar sinais de vida extraterrena.

Hipoteticamente, admitindo que exista vida em um planeta que dista cerca de 400 anos-luz de nosso Sistema Solar, como seria a vida neste suposto planeta? Encontraríamos nele,seres de terno e gravata fazendo discursos políticos em praça pública para uma multidão de espectadores que anseiam por uma melhoria de sua qualidade de vida? Seria a vida lá , de certo modo, semelhante ao que vemos por aqui? Que tipo de organismos encontraríamos por lá? Humanoides de cabeça e olhos grandes pilotando naves da mais inimaginável tecnologia? Microorganismos? Ou seria possível um tipo de vida completamente diferente daquilo que conhecemos ou imaginamos? Nesta abordagem, deixaremos um pouco de lado histórias derivadas de Ufologia, de Esoterismos, abduções, "Deuses astronautas", movimentos New age" ou outras similares.

Muitos cientistas acreditam na possibilidade de haver vida em outros planetas, visto a imensidão do Universo e o conhecimento de suas leis, torna-se plausível a especulação de que em algum lugar no Cosmos, poderia existir planetas que apresentem condições para o desenvolvimento de algum tipo de vida. Mas o que a ciência poderia nos dizer a respeito de sua incessante busca de algo que evidencie a vida fora da Terra?

Apesar de não haver evidências de vida extraterrestre, muitas pesquisas apresentam resultados interessantes. Como por exemplo, evidências que sugerem formação de água (Uma das condições básicas para a vida como conhecemos) e até mesmo compostos orgânicos em diversas regiões distantes de nós.

Um dos exemplos mais interessantes é o que envolve o maior satélite natural de Saturno: Titan. Em Titan (figura ao lado) pode ser encontrada uma atmosfera contendo nitrogênio, hidrocarbonetos (que poderiam servir como matéria prima na formação de amino-ácidos), e muitos cientistas hipotetizam que o seu ambiente poderia ser similar ao da Terra na era primitiva (quando a Terra ainda possuia atmosfera pobre em oxigênio). Entre outros exemplos, estão também estudos sugerindo que até mesmo algum tipo de "vida inorgânica" poderia ser formada a partir de poeira interestelar; o sinal "WOW" (Um misterioso sinal em ondas de rádio, diferente de outros sinais comumente conhecidos, proveniente da região da constelação de Sagitário). Este sinal constitui hoje um mistério de mais de 30 anos.

Muito também já foi dito em relação a possibilidade de haver vida em um vizinho nosso muito famoso: MARTE. (figura à esquerda) Durante muito tempo se falava sobre a vida que poderia existir (e na verdade muitos realmente acreditavam que existia) no planeta vermelho. Um assunto que foi bastante explorado pela ficção científica em livros e telas de cinema, e que também gerou uma série de histórias superticiosas e medonhas (sem qualquer embasamento). Mas de fato, Marte é um planeta que tem sido exaustivamente explorado nas missões espaciais, como por exemplo, as missões Víking, Mariner 9 e Phoenix. Inclusive a análise do solo marciano pela missão Viking, sugere que parte dele poderia ser de origem biológica.

Embora se tenha uma vasta quantidade de dados resultantes de pesquisas, como foi dito anteriormente, seria o processo de formação de vida em algum outro planeta semelhante a aquele que poderia ter gerado a vida aqui na Terra? Descreveremos de maneira resumida o modelo que é aceito na atualidade para explicar as origens da vida em nosso planeta.

A princípio acreditava-se que os seres pudessem surgir por geração espontânea (Abiogênese), uma idéia que foi defendida por John Needhan, contratacada por Lazaro Spallanzani e finalmente derrubada por Luiz Pasteur. Assim estava demonstrado que seres vivos provem de outros seres vivos.Contudo, uma hipótese diz que as primeiras formas de vida poderiam ter sido formada espontaneamente a partir de agregação química de elementos.

O cientista Russo Aleksander Oparim Postulava apresentava ideias de que a atmosfera primitiva era formada principalmente por amônia(NH3), hidrogenio (H2), Metano(CH4) e vapor dágua ( H2O), Não havia O2 e nem N2. E quando se tornou possível a existencia de agua em estado líquido , Com a ajuda dos raios ultravioleta, temperatura, e descargas elétricas dos raios, compostos organicos e agregados moleculares conhecidos como coacervados poderiam ser formados. A partir de algum tipo de evolução esses coscervados poderiam ter adquirido a capacidade de divisão e podendo constituir o tipo mais primitivo de vida. Stanlley Miller e Harold C. Urey então realizam um experimento no qual ele reproduz as ideias previstas por Oparim em laboratório e constroi um aparelho no qual ele adiciona a mistura de gases que eram submetidos a descargas elétricas e a agua em ebulição liberava vapores que continuamente se condensavam e preciptavam em forma líquida e posteriormente a amostra de água eluída apresentava moléculas organicas como por exemplo, aminoácidos.

Já a formação de coacervados se torna praticamente impossível de ser reproduzida em laboratório pois as condições teriam que ser extremamente próximas às da Terra primitiva. A evolução molecular pode dirigir os próximos passos da origem da vida e com o crescimento da concentração de O2 na atmosfera outras formas de vida poderiam então se desenvolver. Esse aumento na concentração de O2, é explicado pela realização de fotossíntese por seres como cianobactérias, embora hajam também estudos de que a atividade vulcânica possa ter influenciado a mudança atmosférica.

Exemplos interessantes sobre a atividade da vida primitiva , são as de estruturas formadas por cianofíceas, conhecidas como estromatólitos (figura à esquerda).Algumas dessas estruturas possuem mais de 2 bilhões de anos. Para finalizar, seria importante ressaltar que processos similares a esses, que semearam a vida em nosso planeta podem ter acontecido ou estarem acontecendo em algum outro planeta em algum lugar na imensidão do Cosmos. Talvez um dia a ciência encontre uma solução para um mistério tão antigo: Estamos sós no universo?

Sugestões de leitura:

- Sobre a formação de água e compostos orgânicos em regiões extraterrenas:
.
http://www.abc.net.au/science/news/stories/2007/1976652.htm
http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2007/08/30/297513966.asp

http://www.space.com/scienceastronomy/051018_science_tuesday.html
http://www.eurekalert.org/pub_releases/2002-04/nofs-nef041802.php
.
- Estudo sugere que há vida no solo de Marte:
.
http://news.nationalgeographic.com/news/2007/09/070917-alien-life.html
.

1 de jun. de 2009

Já Foi Dito Que...


A postagem desse vídeo não se trata de uma tentativa da minha parte em querer promover o Canal Futura, mas sim porque achei a mensagem nele presente de muito bom gosto em se tratando de uma publicidade:

"Já foi dito que a Terra era o centro do Universo. Que era o Sol que girava ao seu redor. Já disseram que virgens deveriam ser sacrificadas, que livros não poderiam ser lidos, e que bruxas mereciam ser caçadas.

Já foi dito que o homem era incapaz de voar, ou de chegar ao fundo do oceano. Já foi dito que negros não poderiam entrar, que judeus não poderiam sair, e que só os brancos teriam o direito de ir e vir.

Já disseram que gênios eram loucos, e que loucos eram brilhantes. Já foi dito que mulheres não deveriam votar; que microorganismos eram lendas; que curas eram impossíveis. Já disseram que televisão seria apenas mais um eletrodoméstico na sua vida."


(Verdades, Vídeo publicitário do Canal Futura)

[ ]´s
Related Posts with Thumbnails