Pesquisar este blog

Quem Sou Eu: Fabrício Siqueira

Minha foto
Nascido na cidade de Bom Jesus do Itabapoana, no norte do estado do Rio de Janeiro. Biólogo, Astrônomo amador e autodidata em diversas áreas de conhecimento.

Traduções

Visitas


Counter

Email:

  • Meu email: phoenixfabricio07@gmail.com

Parceria



Notas do Autor

* O conteúdo dos textos postados nesta página estará sempre sujeito à revisões visando possíveis atualizações a respeito de cada tema postado. Modificações nos textos poderão também ocorrer caso haja a necessidade de corrigir erros que porventura possam estar contidos nas informações aqui publicadas.

* Caso o leitor queira tirar dúvidas ou queira maiores esclarescimentos em relação ao conteúdo das postagens, o espaço de comentários poderá ser utilizado também para este fim .

* Este Blog foi criado visando atingir um público leigo e mediano no que se refere ao conhecimento científico-filosófico e, portanto, informações complexas e detalhadas a respeito de cada tema estão além do escopo desta página. Ao final de muitas postagens são citadas referências e outras fontes para aqueles que buscam um maior aprofundamento em relação ao assunto que está sendo abordado.

* Certas imagens ou vídeos postados nesta página da web poderão conter elementos fortes e inapropriados para algumas pessoas.

4 de jun. de 2009

Vida em Outros Planetas!?


"Se não existe vida fora da Terra, então o universo é um grande desperdício de espaço."(Carl Sagan)




Sem sombras de dúvidas, todos gostariam de ter uma resposta para esta pergunta: Há vida em outro planeta que não a Terra? Embora esse mistério pareça estar bem longe de uma comprovação, uma grande quantidade de recursos é investida nas pesquisas que têm por objetivo proucurar sinais de vida extraterrena.

Hipoteticamente, admitindo que exista vida em um planeta que dista cerca de 400 anos-luz de nosso Sistema Solar, como seria a vida neste suposto planeta? Encontraríamos nele,seres de terno e gravata fazendo discursos políticos em praça pública para uma multidão de espectadores que anseiam por uma melhoria de sua qualidade de vida? Seria a vida lá , de certo modo, semelhante ao que vemos por aqui? Que tipo de organismos encontraríamos por lá? Humanoides de cabeça e olhos grandes pilotando naves da mais inimaginável tecnologia? Microorganismos? Ou seria possível um tipo de vida completamente diferente daquilo que conhecemos ou imaginamos? Nesta abordagem, deixaremos um pouco de lado histórias derivadas de Ufologia, de Esoterismos, abduções, "Deuses astronautas", movimentos New age" ou outras similares.

Muitos cientistas acreditam na possibilidade de haver vida em outros planetas, visto a imensidão do Universo e o conhecimento de suas leis, torna-se plausível a especulação de que em algum lugar no Cosmos, poderia existir planetas que apresentem condições para o desenvolvimento de algum tipo de vida. Mas o que a ciência poderia nos dizer a respeito de sua incessante busca de algo que evidencie a vida fora da Terra?

Apesar de não haver evidências de vida extraterrestre, muitas pesquisas apresentam resultados interessantes. Como por exemplo, evidências que sugerem formação de água (Uma das condições básicas para a vida como conhecemos) e até mesmo compostos orgânicos em diversas regiões distantes de nós.

Um dos exemplos mais interessantes é o que envolve o maior satélite natural de Saturno: Titan. Em Titan (figura ao lado) pode ser encontrada uma atmosfera contendo nitrogênio, hidrocarbonetos (que poderiam servir como matéria prima na formação de amino-ácidos), e muitos cientistas hipotetizam que o seu ambiente poderia ser similar ao da Terra na era primitiva (quando a Terra ainda possuia atmosfera pobre em oxigênio). Entre outros exemplos, estão também estudos sugerindo que até mesmo algum tipo de "vida inorgânica" poderia ser formada a partir de poeira interestelar; o sinal "WOW" (Um misterioso sinal em ondas de rádio, diferente de outros sinais comumente conhecidos, proveniente da região da constelação de Sagitário). Este sinal constitui hoje um mistério de mais de 30 anos.

Muito também já foi dito em relação a possibilidade de haver vida em um vizinho nosso muito famoso: MARTE. (figura à esquerda) Durante muito tempo se falava sobre a vida que poderia existir (e na verdade muitos realmente acreditavam que existia) no planeta vermelho. Um assunto que foi bastante explorado pela ficção científica em livros e telas de cinema, e que também gerou uma série de histórias superticiosas e medonhas (sem qualquer embasamento). Mas de fato, Marte é um planeta que tem sido exaustivamente explorado nas missões espaciais, como por exemplo, as missões Víking, Mariner 9 e Phoenix. Inclusive a análise do solo marciano pela missão Viking, sugere que parte dele poderia ser de origem biológica.

Embora se tenha uma vasta quantidade de dados resultantes de pesquisas, como foi dito anteriormente, seria o processo de formação de vida em algum outro planeta semelhante a aquele que poderia ter gerado a vida aqui na Terra? Descreveremos de maneira resumida o modelo que é aceito na atualidade para explicar as origens da vida em nosso planeta.

A princípio acreditava-se que os seres pudessem surgir por geração espontânea (Abiogênese), uma idéia que foi defendida por John Needhan, contratacada por Lazaro Spallanzani e finalmente derrubada por Luiz Pasteur. Assim estava demonstrado que seres vivos provem de outros seres vivos.Contudo, uma hipótese diz que as primeiras formas de vida poderiam ter sido formada espontaneamente a partir de agregação química de elementos.

O cientista Russo Aleksander Oparim Postulava apresentava ideias de que a atmosfera primitiva era formada principalmente por amônia(NH3), hidrogenio (H2), Metano(CH4) e vapor dágua ( H2O), Não havia O2 e nem N2. E quando se tornou possível a existencia de agua em estado líquido , Com a ajuda dos raios ultravioleta, temperatura, e descargas elétricas dos raios, compostos organicos e agregados moleculares conhecidos como coacervados poderiam ser formados. A partir de algum tipo de evolução esses coscervados poderiam ter adquirido a capacidade de divisão e podendo constituir o tipo mais primitivo de vida. Stanlley Miller e Harold C. Urey então realizam um experimento no qual ele reproduz as ideias previstas por Oparim em laboratório e constroi um aparelho no qual ele adiciona a mistura de gases que eram submetidos a descargas elétricas e a agua em ebulição liberava vapores que continuamente se condensavam e preciptavam em forma líquida e posteriormente a amostra de água eluída apresentava moléculas organicas como por exemplo, aminoácidos.

Já a formação de coacervados se torna praticamente impossível de ser reproduzida em laboratório pois as condições teriam que ser extremamente próximas às da Terra primitiva. A evolução molecular pode dirigir os próximos passos da origem da vida e com o crescimento da concentração de O2 na atmosfera outras formas de vida poderiam então se desenvolver. Esse aumento na concentração de O2, é explicado pela realização de fotossíntese por seres como cianobactérias, embora hajam também estudos de que a atividade vulcânica possa ter influenciado a mudança atmosférica.

Exemplos interessantes sobre a atividade da vida primitiva , são as de estruturas formadas por cianofíceas, conhecidas como estromatólitos (figura à esquerda).Algumas dessas estruturas possuem mais de 2 bilhões de anos. Para finalizar, seria importante ressaltar que processos similares a esses, que semearam a vida em nosso planeta podem ter acontecido ou estarem acontecendo em algum outro planeta em algum lugar na imensidão do Cosmos. Talvez um dia a ciência encontre uma solução para um mistério tão antigo: Estamos sós no universo?

Sugestões de leitura:

- Sobre a formação de água e compostos orgânicos em regiões extraterrenas:
.
http://www.abc.net.au/science/news/stories/2007/1976652.htm
http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2007/08/30/297513966.asp

http://www.space.com/scienceastronomy/051018_science_tuesday.html
http://www.eurekalert.org/pub_releases/2002-04/nofs-nef041802.php
.
- Estudo sugere que há vida no solo de Marte:
.
http://news.nationalgeographic.com/news/2007/09/070917-alien-life.html
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails